Ansiedade: como ela afeta a sua Saúde

A grande maioria das pessoas apenas compreende que está sofrendo de Ansiedade quando o próprio corpo começa a dar sinais.
E há também aquelas pessoas que, por variados motivos, não estão sensíveis a perceber sua mudança de comportamento, e são alertadas a procurar ajuda através de parentes, amigos próximos ou colegas de trabalho.
Eu não sei qual é o seu caso, mas vamos descobrir abaixo, alguns dos sinais que o seu Corpo pode já estar te dando, para entender se você pode estar sofrendo de Ansiedade, e como procurar ajuda.
Antes, devo me apresentar, meu nome é Sacha Zóffoli, e eu sou Farmacêutica Acupunturista.
As explicações que eu der a seguir serão os Sinais e Sintomas dos variados tipos de Ansiedade, de acordo e à luz da Medicina Tradicional Chinesa, a qual através da Acupuntura trato a Ansiedade apenas com esta técnica, ou faço parte da Equipe de Tratamento dos meus pacientes, juntamente com o médico psiquiatra e a psicóloga.

A Ansiedade pode ser definida como um estado subjetivo e também desagradável de inquietação, tensão e apreensão, com dificuldade de relaxamento.
Ela funciona como um ‘mecanismo de defesa’ do corpo a situações de estresse.
O problema é quando a Ansiedade começa a tomar maiores proporções, tornando-se patológica, transformando-se, assim, em um transtorno.
Na prática clínica, a Ansiedade pode ser considerada em diferentes graus, desde leve, moderada, a até grave.
O Médico Psiquiatra é o profissional quem fornece o diagnóstico do transtorno de Ansiedade, e pode também fazer o encaminhamento para o Tratamento conjunto com a Acupuntura.
Abaixo, cito os cinco Tipos mais comuns de Transtornos de Ansiedade:
- Ansiedade Generalizada
- Síndrome do Pânico
- Agorafobia
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
- Ansiedade pós-trauma
Na Medicina Tradicional Chinesa, a Ansiedade, assim como diversas outras Doenças, possuem diferentes causas, e que correspondem a desequilíbrios em diferentes órgãos do corpo humano, os quais chamamos de síndromes.
É por isso mesmo que, diferentes pessoas que sofrem dos diversos tipos de Ansiedade terão sintomas diferentes, com sensações diferentes no comportamento ou no próprio corpo.
O Tratamento na Acupuntura é feito através do estimulo de pontos específicos localizados no Corpo, que provocariam esta regulação no organismo, reduzindo os sintomas até o objetivo da cura, ou mesmo promovendo o controle destes sintomas durante o seu tratamento ou na sua manutenção.
Diversos artigos científicos tem comprovado o seu Efeito, no controle da Ansiedade, demonstrando os efeitos bióquímicos da Acupuntura no corpo, através do estímulo e aumento da liberação de hormônios e neuromoduladores, dentre eles a serotonina, as encefalinas e endorfinas.
As chamadas Síndromes, dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mais comuns de ocorrerem em pessoas que sofrem de Ansiedade estão listadas abaixo.
E para que não se preocupe, já alerto, de antemão, que embora os nomes se refiram a órgãos e líquidos do corpo humano, isso não significa que você tenha alguma desordem física nestes órgãos. São elas:
- Estagnação de sangue do fígado ou excesso de energia do fígado
- Fleuma-fogo afetando o coração
- Deficiência de sangue do coração
- Deficiência de energia do rim e do coração
- Deficiência de energia do coração
A seguir, listei os sintomas mais comuns de ocorrerem nas pessoas Ansiosas, de acordo com cada Síndrome da MTC.
A Estagnação de sangue do fígado ou o excesso de energia do figado pode vir acompanhada dos seguintes sintomas:
- Dores nos músculos trapézio e ou na cervical
- Flato nos olhos
- Sensação de bolo na garganta
- Prisão de ventre ou outro distúrbio intestinal
- Cólicas menstruais fortes, e presença de coágulos no sangue menstrual
- Dores de cabeça fortes, principalmente na região do topo da cabeça, ou nas laterais.
- Sensação de cabeça quente
Já a Fleuma-fogo afetando o coração, pode ser acompanhada dos seguintes sintomas:
- Agitação
- Sensação de calor e inquietação
- Insônia (com dificuldade tanto em iniciar o sono, quanto o sono em si é picotado e acompanhado de diversos pesadelos. É comum haver gritos e chutes durante o sono, e a pessoa acorda extremamente cansada. Este costuma ser o tipo de insônia mais difícil de se tratar)
- Fala nervosa
- Face vermelha
- Sensação de aperto no tórax (com certa frequência, pode ser confundido com ataque cardíaco)
A Deficiência de sangue do coração pode vir acompanhada dos seguintes sintomas:
- Memória fraca
- Cansaço
- Face pálida
- Palpitações no peito
- Insônia, principalmente, inicial (dificuldade de iniciar o sono)
A Deficiência de energia do rim e do coração possui sintomas semelhantes à Ansiedade por deficiência de sangue do coração:
- Palpitações no peito
- Insônia (pode ter dificuldade em adormecer também, porem o sono é picotado, acorda diversas vezes durante a noite)
- A pessoa fica mais agitada à noite
- Possui calores ou suores noturnos
A Ansiedade por Deficiência de energia do coração pode ser muitas vezes confundida com a depressão, devido aos sintomas abaixo:
- Tendência a chorar
- Tristeza continua
- Cansaço e palidez
- Pés e mãos frios
- Palpitações no peito
E se você deseja tirar alguma dúvida, ou agendar o seu Atendimento para tratar-se através da Acupuntura, pode clicar no botão abaixo, que será direcionado para o nosso What’s App: