Protocolo de Paulus e Fertilização in vitro (FIV)

Protocolo de Paulus e eficácia na FIV
Protocolo de Paulus e eficácia na FIV

Os casais que estão realizando o tratamento da  Infertilidade através da Fertilização In Vitro, em algum momento do tratamento, ou,  somente após alguma falha na implantação do embrião após a transferência, ouvem falar sobre o “Protocolo de Paulus”. Mas afinal, o que seria este Protocolo?

O Protocolo de Paulus é um método muito famoso, que foi desenvolvido pelo Médico Acupunturista Wofgang Paulus, que publicou seus resultados em  artigo cientifico na revista “Fertility and Sterility”, em 2002.

O método baseia-se no estimulo de determinados pontos de Acupuntura (ou acupontos), em dois atendimentos, realizados antes e após a transferência do embrião fertilizado para o útero da mulher.

Em seu estudo, mulheres que estavam realizando a FIV (Fertilização in Vitro) foram divididas em dois grupos: um grupo que receberia o tratamento de Acupuntura antes e após a transferência, e um grupo que não receberia  a Acupuntura, e foram então comparados os resultados de gravidez positiva em ambos os grupos.

Nele, foi demonstrado que as mulheres que foram submetidas à Acupuntura tiveram uma taxa de sucesso, de positivo para a gestação, cerca de 25%maior ao grupo de mulheres que não receberam a Acupuntura.

Em números, o resultado apresentado foi 42,6% de mulheres grávidas após realizar o Protocolo, contra 23,5% de mulheres grávidas no grupo que nao realizou o Protocolo (a acupuntura).

O resultado foi tão excelente que, ate hoje, casais que estão em tratamento da Infertilidade através da FIV tem procurado a Acupuntura para realizar o Protocolo de Paulus.

Mais estudos foram conduzidos, ao longo dos anos, e comprovaram a mesma eficácia  do Protocolo de Paulus, realizando o atendimento da Acupuntura em até 24h antes da Transferência do embrião, e após a Transferência, em até 3 dias após ela, sendo este método conhecido como “Protocolo de Paulus modificado”

Hoje tem sido recomendado e praticado, com maior frequência,  o Protocolo de Paulus modificado, que possibilita conciliar a agenda do casal com o médico fertileuta e a acupunturista, fornecendo os mesmos resultados.

Se você deseja saber mais, ou agendar seu atendimento de Acupuntura para realizar o Protocolo, clique agora e nos envie uma mensagem, pelo link abaixo:

Sacha Zóffoli é Farmacêutica Acupunturista, formada pela UFRJ e pós-graduada em Acupuntura e Eletroacupuntura pela Faculdade São Judas Tadeu e Abaco, no Rio de Janeiro.

Especialista em Saúde da Mulher e tratamentos da Infertilidade Feminina através do Método Érika Nery. 

Atende, atualmente, na cidade de Niterói, RJ.

Acupuntura no tratamento da Ansiedade