Quando a Acupuntura Começa a Fazer Efeito?

acupuntura comeca efeito
Entenda quando iniciam os Efeitos da Acupuntura

Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem atendo e nunca fez tratamento com Acupuntura, então não sinta estranhamento em você tê-la também.

Quando realizamos o tratamento com a Acupuntura, e nisto incluo todas as técnicas que fazem parte desta Medicina Tradicional (uso de Agulhas descartáveis ou semipermanentes,  Moxas, Ventosas, Eletroacupuntura, Auriculoacupuntura ou Auriculoterapia, Craniopuntura, Magnetos, Shiatsu e etc), a intenção principal tanto da Acupunturista quanto da pessoa tratada, é de que o Efeito inicie ou ocorra já durante o próprio Primeiro Atendimento, embora nem sempre seja assim, e isso inclui diversos fatores, os quais vou detalhar os principais aqui abaixo: 

E o Primeiro, e mais importante de todos é este: A Acupuntura é uma técnica natural, que estimula, de forma Natural, através de agulhas ou outros instrumentos em pontos específicos do seu corpo (Acupontos),   que seu Corpo libere substâncias as quais ele mesmo produz, para tratar a sua Queixa. 

Estou falando de neurotransmissores e, por vezes,  também hormônios, e sim, já existem diversos Artigos Científicos comprovando esta forma de efeito através do estimulo de diferentes Acupontos, tanto em humanos quanto em animais.

E como cada pessoa é única, e responde de forma única aos estímulos (e aqui não estou falando apenas de Acupuntura) aplicados nela, o efeito pode ocorrer de diferentes formas. Seja na melhora já durante o atendimento, com as agulhas no corpo (que pode retornar antes dos próximos atendimentos antes de ficar realmente curada), seja apenas após a retirada das agulhas, com o decorrer dos dias. O natural é que, independente de quando começa a melhora,  os sintomas da queixa trazida para tratamento com Acupuntura vão, a cada atendimento, reduzindo sua força e frequência de aparecimento, numa progressão  de melhora que tanto pode ser linear, quanto pode também ser marcada por fases de “estacionamento” da melhora, quanto de retorno dos sintomas e sequente retorno da melhora, de forma eficaz e bem significativa.

 

Segundo: o tipo de Queixa/Doença que vem para Tratamento com Acupuntura.

Se a pessoa vem tratar Queixas e/ou Doenças psíquicas, como por exemplo: Ansiedade, Depressão, Sindrome do Pânico, Depressão Bipolar, Insônia, o tratamento tende a ser mais longo. Isso não significa que não se notará melhora após o primeiro atendimento. Mas significa que será necessário um período maior, e uma frequência semanal  a ser seguida, para Melhora gradual dos sintomas ou da doença, até que ele possa ser espaçado, e a pessoa seja liberada, se assim desejar,  da Acupuntura.

Note que não seria muito diferente de outras terapias que estariam e muitas vezes devem ser realizadas ao mesmo tempo, entre elas a Psicoterapia, e também o uso e prescrição de Medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, prescritos pelo médico. Ninguém fica curado em 1 ou 2 atendimentos ou comprimidos de sua Ansiedade, ou Insônia, por exemplo.

O mesmo vale para a Acupuntura, e por isso eu sempre ofereço a opção de ser fechado um Pacote de Atendimentos para estes casos.

O mesmo ocorre com a Acupuntura (no quesito tempo e frequência necessária a ser seguida de tratamento) nos tratamentos para Fertilidade, Síndrome do Ovário Policístico, Endometriose, paralisias, doenças auto-imunes.

E Terceiro, no tratamento da Dor. E nisso falo tanto de dores Musculares e Esqueléticas, quanto também de Enxaquecas. Estas Dores podem ser Agudas (inicio recente, de até 7 dias) ou Crônicas, e nisso também inclui há quanto tempo você as tem sentido. 

Isso significa que quanto mais tempo você demorar para buscar tratamento, mais difícil será tratar sua Dor, o que significa a necessidade de um maior numero de atendimentos para ela sumir, ou entrar em “níveis toleráveis” de dor para você. Entenda que sempre que for necessária uma frequência e um maior numero de atendimentos, eu oferecerei a opção de fechar um Pacote mínimo de Atendimentos, com valores especiais para que você possa segui-lo, e renová-lo se necessário for. É parte também fundamental do Tratamento você seguir a proposta de atendimentos, para que haja, de fato, sua melhora e/ou cura, assim como em qualquer tratamento que você se proponha a fazer com qualquer Terapia (nisso incluo não apenas Acupuntura, mas qualquer terapia, psicanalise, medicação alopática e etc) ou profissional (psicólogos, médicos, fisioterapeutas, dentistas e etc). 

 

 

E Então, ficou alguma dúvida ainda sobre o assunto, e gostaria de saber melhor como a Acupuntura pode te ajudar nas suas Queixas?

Clique no link abaixo, e fale diretamente com a Acupunturista Sacha Zóffoli:

Acupunturista Sacha Zóffoli